Quarta, 23 de julho de 2025
(96) 99163-4223
Cidades

16/02/2025 às 13h42

Gian Mira Pantoja

Macapa / AP

Esclarecimentos sobre a emergência fitossanitária declarada pelo Mapa devido ao avanço da praga da mandioca no Amapá
Doença nova, detectada oficialmente em julho de 2024 no estado do Amapá.
Esclarecimentos sobre a emergência fitossanitária declarada pelo Mapa devido ao avanço da praga da mandioca no Amapá
Esclarecimentos sobre a emergência fitossanitária


Com a declaração de emergência fitossanitária para a praga quarentenária Rhizoctonia theobromae (Ceratobasidium theobromae) nos estados do Amapá e do Pará, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esclarece:


A praga, conhecida na literatura como “vassoura de bruxa” da mandioca, não tem qualquer relação com a vassoura de bruxa do cacaueiro. Trata-se de uma doença nova, detectada oficialmente em julho de 2024 no estado do Amapá.


O fungo não representa qualquer risco à saúde humana, apesar de ser altamente destrutivo para as lavouras de mandioca.


Até o momento, não há registros da praga no estado do Pará. Embora a emergência tenha sido declarada para os estados do Amapá e do Pará, a presença da praga está confirmada apenas em alguns municípios do Amapá. O Pará foi incluído na medida preventiva por fazer fronteira terrestre com o Amapá, onde a praga segue avançando, e por ser o maior produtor de mandioca do Brasil.

FONTE: MAPA/GOV

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital