20/02/2025 às 16h08
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Agentes da Delegacia do Meio Ambiente do Amapá devem retornar à cidade de Pedra Branca do Amapari para coletar novas amostras de água do rio Cupixi, contaminado após o rompimento da barreira de um garimpo ilegal ocorrido na última terça-feira (11). A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso como crime ambiental. Segundo as autoridades, os responsáveis pela área de exploração ilegal já foram identificados. Ainda de acordo com a investigação, os garimpeiros abandonaram o local logo após o acidente.
A nova operação contará com o apoio da Polícia Científica do Amapá (PCA). A Delegacia do Meio Ambiente também requisitou laudos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) sobre a qualidade da água nos rios afetados. Desde a quarta-feira (14), a PCA realiza coletas no local após denúncias feitas por moradores de Porto Grande, município vizinho, sobre a mudança na coloração do rio Cupixi, que se conecta aos rios Araguari e Amapari — importantes para a economia da região.
De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual, a contaminação se estende por cerca de 150 quilômetros de área fluvial. As águas, que antes apresentavam uma coloração mais clara, agora estão tomadas por lama. O tenente-coronel Vilmar Laurindo informou que, em análises preliminares, não foi detectada presença de mercúrio, mas, por precaução, a Defesa Civil recomenda que a população evite o consumo da água do rio e também dos peixes da região.
Ainda segundo a Defesa Civil, aproximadamente 4 mil pessoas estão sendo afetadas pelo desastre ambiental. A área mais impactada está localizada no Igarapé Água Preta, que deságua no rio Cupixi e atinge comunidades ribeirinhas próximas ao rio Araguari.
Há 1 dia
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 5 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 5 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III