Quarta, 23 de julho de 2025
(96) 99163-4223
Cidades

20/02/2025 às 16h08

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Delegacia do Meio Ambiente retorna ao rio Cupixi para novas coletas após vazamento de garimpo ilegal
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso como crime ambiental
Delegacia do Meio Ambiente retorna ao rio Cupixi para novas coletas após vazamento de garimpo ilegal

Agentes da Delegacia do Meio Ambiente do Amapá devem retornar à cidade de Pedra Branca do Amapari para coletar novas amostras de água do rio Cupixi, contaminado após o rompimento da barreira de um garimpo ilegal ocorrido na última terça-feira (11). A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso como crime ambiental. Segundo as autoridades, os responsáveis pela área de exploração ilegal já foram identificados. Ainda de acordo com a investigação, os garimpeiros abandonaram o local logo após o acidente.


A nova operação contará com o apoio da Polícia Científica do Amapá (PCA). A Delegacia do Meio Ambiente também requisitou laudos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) sobre a qualidade da água nos rios afetados. Desde a quarta-feira (14), a PCA realiza coletas no local após denúncias feitas por moradores de Porto Grande, município vizinho, sobre a mudança na coloração do rio Cupixi, que se conecta aos rios Araguari e Amapari — importantes para a economia da região.


De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual, a contaminação se estende por cerca de 150 quilômetros de área fluvial. As águas, que antes apresentavam uma coloração mais clara, agora estão tomadas por lama. O tenente-coronel Vilmar Laurindo informou que, em análises preliminares, não foi detectada presença de mercúrio, mas, por precaução, a Defesa Civil recomenda que a população evite o consumo da água do rio e também dos peixes da região.


Ainda segundo a Defesa Civil, aproximadamente 4 mil pessoas estão sendo afetadas pelo desastre ambiental. A área mais impactada está localizada no Igarapé Água Preta, que deságua no rio Cupixi e atinge comunidades ribeirinhas próximas ao rio Araguari.



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital