22/02/2025 às 12h33
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, Gláucia Porpino Nunes Crispino foi empossada nesta sexta-feira (21) no cargo de procuradora de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP). A solenidade, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, contou com a presença de membros e servidores do MP-AP, magistrados, familiares e amigos da nova procuradora, que celebraram mais um marco em sua trajetória exemplar.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Colégio de Procuradores e procurador-geral de justiça, Paulo Celso Ramos, que destacou a relevância da promoção de Gláucia Crispino, feita pelo critério de antiguidade, ocupando a vaga deixada pela aposentadoria da procuradora de justiça Judith Teles.
Com uma carreira sólida de 33 anos no Ministério Público do Amapá, Gláucia Crispino ingressou na instituição em 1991, por meio do 1º concurso público realizado pelo MP-AP. Desde então, trilhou um caminho de dedicação e compromisso com a justiça. Iniciou sua atuação na Promotoria de Justiça da Comarca de Amapá e foi promovida, ainda em 1991, por merecimento, para a Promotoria de Justiça de Santana. Em 1992, assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça perante a 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, onde permaneceu por mais de três décadas, deixando um legado de seriedade e responsabilidade.
Atualmente, Gláucia também coordena o Núcleo de Apoio Técnico Administrativo do Ministério Público do Amapá (NATA), cargo que exerce desde 2012, demonstrando sua versatilidade e liderança dentro da instituição.
Seu compromisso com os direitos humanos também foi reconhecido nacionalmente. Em 2007, recebeu o prestigiado “Prêmio Direitos Humanos” na categoria Santa Quitéria do Maranhão - Registro Civil de Nascimento, pela condução do projeto “Registro Cidadão”, uma iniciativa que impactou positivamente a vida de muitos brasileiros ao garantir o acesso ao registro civil.
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades como a corregedora-geral Estela Sá, além de procuradores de justiça, promotores, e outras figuras importantes do MP-AP, entre eles Márcio Alves, Nicolau Crispino, Joel Chagas, Maricélia Campelo, Ivana Cei, e Alcino Moraes (em participação virtual). O evento foi uma celebração à trajetória de Gláucia Crispino, marcada por ética, compromisso e dedicação ao Ministério Público e à sociedade amapaense.
A posse da nova procuradora de justiça é um momento de orgulho para o MP-AP e uma inspiração para todos que acreditam em uma justiça séria e comprometida com os direitos da população. Que essa nova etapa seja marcada por ainda mais conquistas e contribuições em prol da justiça no estado do Amapá.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá