22/02/2025 às 15h09
Vitoria Inacia
Macapa / AP
A triste notícia de uma morte por febre amarela de um adolescente de 16 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, faleceu na última quinta-feira (20). A confirmação do óbito foi divulgada nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa). O jovem, natural de Breves (PA), chegou à capital do Amapá já infectado pela doença. Inicialmente, ele foi atendido no Hospital de Emergências antes de ser transferido para o HCA.
Essa tragédia reacende a preocupação sobre a febre amarela, uma doença grave que pode levar à morte se não tratada adequadamente. A doença é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, e seus sintomas incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e, em casos mais graves, icterícia (coloração amarelada na pele e olhos) e insuficiência hepática. A prevenção é fundamental, com a vacinação sendo a principal medida para evitar a doença. Além disso, é importante tomar cuidados com o uso de repelentes e evitar a exposição a locais com muitos mosquitos.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) também esclareceu que, até o momento, não há registros de casos autóctones de febre amarela no Amapá, ou seja, casos contraídos no próprio estado. Desde 2019, foram notificados 38 casos, todos importados, ou seja, pacientes que contraíram a doença em outros locais. É fundamental reforçar a vacinação e as medidas preventivas para evitar a propagação da doença, principalmente em tempos de aumento da circulação do mosquito transmissor.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá