Terça, 04 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Cidades

02/03/2025 às 20h44

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Laudo Confirma Presença de Metais Pesados no Rio Cupixi Após Rompimento de Barragem
Instituto Evandro Chagas aponta contaminação em níveis superiores ao permitido pelo Conama
Laudo Confirma Presença de Metais Pesados no Rio Cupixi Após Rompimento de Barragem

 


Uma análise conduzida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, revelou variações significativas na presença de metais pesados na água do rio Cupixi, em Pedra Branca do Amapari, após o rompimento de uma barragem de garimpo ilegal ocorrido em 11 de fevereiro. O laudo foi elaborado a partir do exame de nove amostras coletadas nos dias 13 e 17 do mesmo mês, em diferentes horários e pontos do rio.


Os resultados indicam que os níveis de alumínio, ferro, manganês e mercúrio ultrapassam os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em particular, a concentração de mercúrio apresentou um índice de 0,0003 miligramas por litro de água, superior ao valor referencial de 0,0002 mg/L estipulado pelo órgão regulador.


Diante desses achados, Cássio Peterka, superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), recomenda à população evitar o consumo da água e dos peixes provenientes do rio. Segundo ele, embora ainda não tenham sido constatados impactos significativos à saúde pública, o Governo do Amapá segue mobilizado, intensificando ações preventivas e assistenciais às comunidades afetadas.


Além da água, os técnicos do Instituto de Pesquisa do Amapá (Iepa) realizam análises do pescado, enquanto os sedimentos passam por um exame mais detalhado, devido à complexidade do processo de identificação de metais pesados.


A expectativa é que novas coletas sejam realizadas para aprofundar a investigação e fornecer um parecer definitivo sobre a qualidade da água. O laudo conclusivo deverá ser divulgado na próxima semana.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital