03/03/2025 às 14h34
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Após qualificar 80 profissionais de saúde que atuam nas unidades mistas de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho, o Governo do Amapá expande, a partir desta terça-feira (4), o treinamento em atendimento pré-hospitalar para os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. A capacitação será ministrada por especialistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual.
A iniciativa integra a política de educação continuada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e conta com a colaboração do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP). Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos essenciais para a prestação de assistência em situações de emergência, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP), utilização do desfibrilador externo automático, suporte ventilatório, controle de hemorragias e monitorização hemodinâmica.
As aulas, que combinam teoria e prática, são direcionadas a enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e acadêmicos da área da saúde. O treinamento ocorre até sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Pedra Branca do Amapari. Entre os diferenciais da capacitação está a abordagem sobre o funcionamento da Sala Vermelha e a dinâmica hemodinâmica do paciente, envolvendo o uso de ventilador mecânico, bomba de infusão, eletrocardiograma e protocolos de transporte para hospitais em Macapá.
Além disso, as equipes do Samu orientarão os profissionais sobre os procedimentos adequados para a remoção segura de pacientes oriundos dos municípios mais distantes, garantindo eficiência no deslocamento até a capital.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá