10/03/2025 às 13h07
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP

O Amapá continua ganhando destaque no cenário turístico nacional. Desta vez, o município de Santana foi oficialmente incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, após reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo. A adesão ocorreu na sexta-feira, 7, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo.

Além disso, recentemente o estado recebeu a visita técnica do Ministério do Turismo com o programa pioneiro “PRT em Ação - Mapa do Turismo Até Voçê”, voltado ao desenvolvimento e valorização do turismo regional. Com a inclusão, o Amapá passa a ter sete municípios reconhecidos no Mapa do Turismo Brasileiro: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Vitória do Jari e Santana.
"A entrada de Santana no Mapa do Turismo representa um avanço significativo para o setor. Isso possibilita mais investimentos, incentivos e oportunidades para fortalecer o turismo local, beneficiando tanto a economia quanto a cultura do município”, destacou a secretária de turismo, Syntia Lamarão.
O estado também conta com cinco regiões turísticas oficiais: Cabo Orange, Lagos e Pororocas, Meio do Mundo, Tumucumaque e Cachoeiras e Vale do Jari. Além disso, outra cidade amapaense, Ferreira Gomes, está em processo de inclusão no mapa, reforçando ainda mais o potencial turístico do estado. A visita técnica do Ministério do Turismo contemplou o município, que segue cumprindo os trâmites necessários para sua adesão.

Mapa do Turismo Brasileiro
O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios, a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. As localidades são identificadas com três categorias, sendo municípios turísticos; com ofertas turísticas complementar; e apoio ao turismo.
Município de Santana
Segundo maior município do Amapá, Santana fica a 17 quilômetros da capital e foi criada pelo Decreto-lei 7.369 de 17 de dezembro de 1987. A cidade é conhecida como porta de entrada fluvial do Estado. Em seus portos, chegam e partem navios e barcos que fazem linha para Belém (PA) e outras cidades do Pará e da Região Norte.
Como atração turística, a Ilha de Santana se notabiliza, já servindo, inclusive, de cenário para filmes. Na região, também há vários balneários que atraem grande número de visitantes nos fins de semana. No Igarapé da Fortaleza se concentram restaurantes com cardápio variado. As manifestações religiosas ficam por conta de comunidades como Igarapé do Lago, com a tradição da festa de Nossa Senhora da Piedade.

FONTE: Gea/AP
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá