Quarta, 23 de julho de 2025
(96) 99163-4223
Cidades

13/03/2025 às 10h24

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Quatro extrativistas desaparecem na Reserva do Rio Cajari
Sinais de fogo e tiros indicam possível tentativa de contato; buscas são reforçadas com apoio aéreo
 Quatro extrativistas desaparecem na Reserva do Rio Cajari

Quatro extrativistas estão desaparecidos na densa floresta da Reserva Extrativista do Rio Cajari, localizada no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá. Os homens, identificados como Romero, Erildo, Professor Willis e Redinho, são moradores da Vila Aturiá e experientes caçadores, filhos de antigos extrativistas da região.



 O grupo partiu para uma expedição de caça na última segunda-feira, 10, e desde então não retornou, despertando preocupação entre familiares e a comunidade local.


Apesar do sumiço, há indícios de que os extrativistas possam estar tentando sinalizar sua localização. Testemunhas relataram a ocorrência de fogueiras e detonação de tiros vindos da floresta. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou, na manhã desta quinta-feira, 13, um pequeno mapa indicando a presença de fumaça emergindo da mata, nas proximidades da comunidade de Ariramba, situada à margem do rio Cajari.



A principal hipótese é de que o fogo tenha sido ateado intencionalmente pelos desaparecidos como forma de pedido de socorro.


As buscas iniciadas pelo Corpo de Bombeiros de Laranjal do Jari na quarta-feira, 12, não obtiveram sucesso na localização do grupo. Diante da complexidade da operação e da vasta extensão da floresta, o efetivo foi reforçado nesta quinta-feira, 13, com equipes do Corpo de Bombeiros de Macapá e do Grupo Tático Aéreo, que utilizará aeronaves para ampliar o alcance das buscas.


A esposa de um dos desaparecidos relatou que, na noite de quarta-feira, moradores da comunidade de Ariramba ouviram disparos vindos da mata e responderam com rojões de pistola pirotécnica, recebendo sinais de resposta. Um grupo chegou a se deslocar em direção ao possível ponto de origem dos tiros, mas encontrou um tronco atravessado no rio, impedindo a progressão do resgate. Na manhã desta quinta-feira, uma equipe partiu equipada com motosserras para remover o obstáculo e dar continuidade às buscas na esperança de encontrar os extrativistas com vida.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital