25/03/2025 às 20h28
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP
O Governo do Amapá inicia nesta quarta-feira, 26, em Oiapoque, no extremo Norte do estado, uma série de audiências públicas para debater a terceira etapa da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/AP). A programação, que encerra dia 3 de abril, também percorrerá as localidades de Porto Grande, Laranjal do Jari e Macapá.
O evento, destinado aos moradores de cada município, busca definir diretrizes, programas e metas para a conclusão do Plano conforme as peculiaridades das regiões. O diálogo participativo com a população concilia a conservação ambiental com o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico.
A série de escutas do Governo do Estado visa, ainda, desenvolver ações e propostas para melhor eficiência de uso, monitoramento e gestão das bacias hidrográficas.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, enfatiza que a participação das pessoas neste processo de elaboração enriquece a construção do Plano atendendo às especificidades de cada região.
A construção do Plano está dividida em quatro metas agrupadas em cinco produtos. Após a apresentação do diagnóstico e o levantamento do prognóstico com dados da disponibilidade hídrica no estado inicia a penúltima etapa.
Última etapa
A quarta e última fase é o relatório final do Plano Estadual de Recursos Hídricos, e vai consolidar todos os programas de ações, que irão seguir para a aprovação. A conclusão do Plano está prevista para junho deste ano, e será apresentado durante a Semana Estadual de Meio Ambiente.
Confira o cronograma de audiências públicas do PERH/AP:
FONTE: Gea/AP
Há 1 dia
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 5 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 5 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III