25/03/2025 às 20h42
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP
Tóquio (Japão) – No primeiro dia da missão oficial ao Japão, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma série de compromissos estratégicos voltados ao fortalecimento da cooperação entre Brasil e Japão na gestão de riscos de desastres. O destaque da agenda foi a assinatura do Memorando de Cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), consolidando o compromisso entre as nações na implementação de medidas preventivas e estruturais para a resiliência climática.
“A gestão de riscos de desastres passa, necessariamente, pelo financiamento climático e pelo enfrentamento das desigualdades. O Brasil está comprometido em fortalecer essa área, e a parceria com o Japão é essencial para avançarmos em soluções sustentáveis que protejam vidas e comunidades", afirmou Waldez Góes.
O memorando assinado com a JICA formaliza a continuidade da cooperação técnica entre os dois países, incluindo a capacitação de especialistas, o desenvolvimento de novas tecnologias e o suporte técnico a projetos como o SABO e o GIDES. Com validade inicial de cinco anos, o acordo está inserido na iniciativa Japão-Brasil sobre Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Sustentável e Economias Resilientes. O documento foi assinado por Waldez Góes e pelo presidente da JICA, Tanaka Akihiko.
Durante a assinatura, tanto o ministro quanto a vice-presidente sênior da JICA, Miyazaki Katsura, destacaram a importância de fortalecer e dar continuidade à cooperação Brasil-Japão, especialmente com vistas à COP30, que será realizada no Brasil. O financiamento climático, as discussões sobre mudanças climáticas e a redução de riscos de desastres são temas centrais da agenda global e terão impacto direto nas negociações e compromissos que serão debatidos no evento.
Além da assinatura do memorando, a agenda do ministro incluiu reuniões com representantes da JICA e visitas a infraestruturas resilientes, onde foram apresentados modelos japoneses de controle de enchentes e sistemas de alerta precoce. Já nesta quarta-feira (26), está prevista a assinatura de outro memorando de cooperação com o Ministério da Terra, Infraestrutura e Turismo do Japão e o Gabinete do Governo Japonês, ampliando as ações conjuntas para a prevenção de desastres naturais.
A visita ocorre no marco dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, reforçando os laços estratégicos entre as duas nações e promovendo o intercâmbio de conhecimento para o desenvolvimento sustentável.
FONTE: Gov.br
Há 1 dia
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 5 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 5 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III