30/03/2025 às 19h05 - atualizada em 30/03/2025 às 19h17
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizou o Treinamento do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2025 no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá. O evento reuniu cerca de 250 participantes, entre gestores do estado e municípios, além de controladores, ouvidores e técnicos responsáveis pela transparência nos órgãos, juntamente com a equipe responsável pela validação e acompanhamento do portal da transparência no Amapá, ciclo 2025. O treinamento lotou os 2 auditórios do MPE.
Durante o evento, foram apresentadas as diretrizes gerais, os normativos, a metodologia e as ferramentas atualizadas para o ciclo de avaliação de 2025 do PNTP, bem como o cronograma deste ano. O ciclo de 2025 tem como objetivo ampliar a transparência e a qualidade das informações prestadas pelos órgãos públicos.
Segundo a 2ª vice-presidente do TCE/AP, conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, coordenadora do levantamento da transparência no Amapá, o treinamento é essencial, pois representa uma oportunidade valiosa para ampliar o conhecimento, alinhar estratégias e, acima de tudo, fortalecer o compromisso com a transparência pública.
“O TCE/AP reafirma seu compromisso não apenas como órgão fiscalizador, mas também como parceiro e apoiador das instituições que buscam aprimorar suas práticas de gestão pública. Acreditamos que a transparência é mais do que uma obrigação legal; é uma ferramenta poderosa para fortalecer a confiança da sociedade”, pontuou a coordenadora.
O presidente em exercício do TCE/AP, conselheiro Regildo Wanderley Salomão, destacou que o novo ciclo do PNTP traz atualizações e novas perspectivas, refletindo a dinâmica da sociedade e a evolução das tecnologias. “Este treinamento, portanto, não é apenas uma transmissão de conhecimento técnico, mas um convite à imersão em um tema essencial para a boa gestão pública”, destacou o presidente.
Para o controlador-geral do município de Serra do Navio, Daniel Modesto, “transparência é um tema de extrema importância, não apenas para a prestação de contas ao tribunal, mas também para garantir o controle social e o direito da população de saber como gerimos o orçamento e a administração municipal”, afirmou.
Já para o ouvidor-chefe do Estado, Magdiel Ayres, esse momento é essencial para alinhar todas as unidades do Amapá em relação à transparência pública. “Isso garante direitos, assegura o cumprimento das normas de transparência e agrega valor à gestão pública. A iniciativa fortalece o Estado, promovendo maior valorização e melhores condições de transparência”, concluiu o ouvidor.
FONTE: TCE/AP
Há 1 dia
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 5 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 5 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III