16/04/2025 às 07h50
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Um integrante de organização criminosa foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (15), após protagonizar um roubo audacioso em uma mercearia localizada no Bairro Marabaixo 4, zona oeste de Macapá, e, em seguida, abrir fogo contra agentes da Força Tática e do 8º Batalhão da Polícia Militar do Amapá durante sua tentativa de fuga.
O delito, executado por dois indivíduos encapuzados, armados com um revólver e uma faca tipo peixeira, foi captado por câmeras de vigilância instaladas nas áreas interna e externa do estabelecimento. As imagens revelam o momento em que os criminosos surgem caminhando de uma rua próxima, posicionando-se estrategicamente para surpreender suas vítimas. O proprietário do comércio foi o primeiro a ser rendido, assim que desembarcava de seu automóvel. Enquanto isso, o segundo comparsa adentrou o recinto, subjugando clientes e funcionários sob grave ameaça.
Dominadas sob a mira de uma arma de fogo e a lâmina afiada da faca, as vítimas foram coagidas a deitar-se de bruços no chão. A violência da ação foi notória, sobretudo por parte do assaltante que portava a faca: ele desferiu chutes contra uma das pessoas rendidas e fez ameaças constantes de esfaqueamento, instaurando o terror entre os presentes.
O comerciante, por muito pouco, não teve seu destino selado de forma trágica. Foi poupado após afirmar ser bombeiro militar reformado, e ainda teve de comprovar sua identidade funcional para evitar ser executado.
O assalto, que durou cerca de dois minutos, resultou no roubo do dinheiro do caixa e de algumas carteiras de cigarro. Após o crime, os meliantes empreenderam fuga, mas foram surpreendidos por uma equipe de Radiopatrulha do 8º BPM que realizava rondas na região. O apoio da Força Tática foi imediatamente acionado.
Durante a tentativa de fuga, o criminoso que portava a faca e carregava o dinheiro do roubo conseguiu escapar. Já o comparsa, armado com o revólver, adentrou uma propriedade particular e optou pelo confronto direto com os policiais militares. Durante a troca de tiros, acabou sendo alvejado. O óbito foi constatado ainda no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O indivíduo foi identificado como Joab Monteiro Silva, vulgarmente conhecido como “General”, um criminoso notório que já possuía extensa ficha criminal, com passagens por homicídio e inúmeros roubos.





Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá