25/04/2025 às 12h09
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Em mais uma ofensiva contra a exploração ilegal de recursos naturais na região amazônica, a Polícia Federal, em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou, na quinta-feira (24/04), uma operação de fiscalização em áreas de garimpo clandestino no município de Tartarugalzinho, interior do estado do Amapá.
Durante a incursão, as equipes constataram atividades ilícitas de extração mineral e identificaram que os garimpeiros utilizavam três bases de difusão satelital para viabilizar o acesso à internet em plena área de floresta, o que facilitava a logística e a comunicação das ações criminosas. Tais estruturas foram desativadas e inutilizadas no ato.
No local, os agentes também localizaram e destruíram três retroescavadeiras utilizadas nas atividades de garimpagem. A destruição desses equipamentos representou um prejuízo estimado em cerca de R$ 2 milhões aos responsáveis pela atividade ilegal. Além disso, armamentos e munições foram encontrados e apreendidos durante a ação.
Apesar da contundência da operação, não houve registro de prisões. A Polícia Federal e o Ibama reforçam que continuarão atuando de forma coordenada no enfrentamento aos crimes ambientais e à exploração ilegal de minérios na Amazônia, intensificando as ações de fiscalização e repressão nas áreas de maior vulnerabilidade ambiental.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá