Terça, 04 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Brasil

05/05/2025 às 15h38

Gian Mira Pantoja

Macapa / AP

Governo do Amapá avança no mercado de ativos ambientais e realiza capacitação sobre sistema jurisdicional de carbono
Iniciativa integra as ações estratégicas sobre mudanças climáticas e incentivos aos serviços ambientais.
Governo do Amapá avança no mercado de ativos ambientais e realiza capacitação sobre sistema jurisdicional de carbono
A iniciativa integra ações estratégicas de capacitação no mercado de carbono

Para combater as transformações climáticas e os impactos ambientais que vem ocorrendo globalmente, o Governo do Amapá deu um passo estratégico na estruturação do Estado. Nesse contexto, servidores das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e dos Povos Indígenas (Sepi), receberam uma capacitação técnica durante a oficina “Mercado Jurisdicional de Carbono: conceitos, desafios e implementação".



A capacitação, coordenada pela Sema, foi conduzida pela GreenData, que atua na gestão e inovação socioeconômica ambiental, e Forest Trends, voltada para as populações tradicionais, o desenvolvimento econômico e a conservação das florestas. 


“Considerando a complexidade do tema e os desafios impostos pelas emergências climáticas, é fundamental o engajamento e a capacitação das equipes técnicas das instituições envolvidas. A compreensão plena sobre o mercado jurisdicional de carbono contribuirá para o fortalecimento dos serviços ambientais e da estruturação de um mercado sólido de ativos e créditos de carbono”, destacou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça. 



A iniciativa integra as ações estratégicas para fortalecer a capacidade técnica das instituições públicas, especialmente no âmbito da política estadual sobre mudanças climáticas, conservação e incentivos aos serviços ambientais, conforme a lei nº 3.128/24. 


“A capacitação reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a valorização dos serviços ambientais e a construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento regional, respeitando as especificidades dos territórios e de seus povos ”, ressaltou a coordenadora para Clima e Serviços Ambientais da Sema, Jaqueline Homobomo.


Na ocasião, os participantes aprimoraram os conhecimentos técnicos sobre o funcionamento dos mercados jurisdicionais de carbono, abordando conceitos fundamentais, metodologias de quantificação e certificação dos créditos.



Também foram debatidos os principais desafios e oportunidades para a implementação do programa de Redução das Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal Jurisdicional (REDD+), previsto na legislação ambiental do Governo do Estado.


 

FONTE: Agência Amapá

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital