Terça, 04 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Brasil

27/05/2025 às 07h40

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Ministra Marina Silva é Convidada a Esclarecer Proposta de Unidade de Conservação Marinha na Região Norte.
Senadores debaterão possível impacto da medida sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial; audiência ocorre nesta terça (27), na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Ministra Marina Silva é Convidada a Esclarecer Proposta de Unidade de Conservação Marinha na Região Norte.

 


A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal realizará, nesta terça-feira (27), às 9h, uma audiência pública com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A convocação tem como objetivo discutir a proposta de criação de uma unidade de conservação marinha na Região Norte do país medida que, segundo parlamentares, poderá inviabilizar projetos estratégicos de exploração petrolífera.


A audiência foi requerida pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), que manifesta preocupação quanto aos impactos econômicos e estratégicos da iniciativa. Em seu requerimento (REQ 99/2024 - CI), o parlamentar argumenta que a implantação dessa unidade de conservação comprometeria diretamente a exploração de extensas reservas de petróleo e gás recentemente identificadas na costa dos estados do Amapá, Pará e Maranhão.


De acordo com o senador, tais jazidas situadas na chamada Margem Equatorial Atlântica  possuem potencial trilionário e podem tornar-se verdadeiros vetores de desenvolvimento econômico e social para a região. Ele alerta ainda para o que classifica como uma "coincidência proposital", ao observar que a proposta de delimitação da área de conservação se sobrepõe justamente às zonas geológicas onde as reservas mais promissoras foram identificadas.


A questão tem gerado impasses entre parlamentares da Região Norte, órgãos ambientais e o governo federal. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do Executivo manifestem apoio à viabilização das atividades de pesquisa e extração de petróleo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)  vinculado ao ministério comandado por Marina Silva  tem sido criticado por não conceder as licenças e autorizações com a celeridade desejada.


A audiência desta terça promete ser palco de intensos debates sobre o equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico, com especial atenção ao papel estratégico da Margem Equatorial no futuro energético do Brasil.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital