Quarta, 23 de julho de 2025
(96) 99163-4223
Cidades

08/07/2025 às 08h43 - atualizada em 08/07/2025 às 21h13

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Governo do Amapá e MIDR iniciam dragagem do Canal do Gurijuba para pôr fim ao isolamento no Bailique
Com investimento superior a R$ 8,9 milhões, obra vai restaurar a navegabilidade de 11 km do canal, beneficiando milhares de ribeirinhos em 13 comunidades do arquipélago.
Governo do Amapá e MIDR iniciam dragagem do Canal do Gurijuba para pôr fim ao isolamento no Bailique

 




Uma força-tarefa articulada entre o Governo do Estado do Amapá e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) deu início, na sexta-feira (4), a uma importante intervenção de infraestrutura no arquipélago do Bailique, distrito pertencente a Macapá. A ação visa ao desassoreamento de 11 quilômetros do Canal do Gurijuba, principal via hidrográfica de acesso entre o arquipélago, a foz do rio Amazonas e o oceano Atlântico.


A operação, coordenada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), mobiliza um contingente de aproximadamente 30 profissionais, além de maquinários especializados, como uma embarcação draga — encarregada da remoção de areia, lama e lodo —, uma escavadeira hidráulica e uma balsa petroleira. O início efetivo dos trabalhos está previsto para esta segunda-feira (7), com uma duração estimada de quatro meses.


O investimento total da obra é de R$ 8.903.547,22, recurso que permitirá a dragagem de cerca de 440 mil metros cúbicos de sedimentos, com o objetivo de restabelecer a navegabilidade no trecho comprometido. A medida é estratégica para garantir a segurança da navegação de embarcações de médio porte, bem como assegurar o transporte de pessoas e mercadorias.


A dragagem do Canal do Gurijuba é uma resposta emergencial aos impactos provocados pela severa estiagem que assola a região, comprometendo atividades essenciais das comunidades ribeirinhas. Dentre os prejuízos causados, destacam-se a dificuldade de locomoção de moradores e estudantes, a redução da atividade pesqueira — principal fonte de subsistência local — e o comprometimento no escoamento da produção e no acesso a serviços de saúde.


A intervenção beneficiará diretamente milhares de habitantes das comunidades do Arraiol, Livramento, Santo Antônio, Monte das Oliveiras, Elusay, Vila Maranata, Equador, Monte Carlos, Filadélfia, Galileia, São Pedro e Igarapé Grande, restituindo a conectividade fluvial e promovendo dignidade e desenvolvimento para uma das regiões mais isoladas do estado.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital