16/07/2025 às 07h05
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Ampliando as fronteiras diplomáticas e as perspectivas de negócios internacionais para o estado do Amapá, o governador Clécio Luís recebeu, nesta terça-feira (15), no Palácio do Setentrião, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, em sua primeira visita oficial ao território amapaense. A comitiva suíça desembarcou em solo nortista com o objetivo de conhecer de perto as potencialidades locais voltadas ao investimento, com ênfase em áreas estratégicas como sustentabilidade, inovação, meio ambiente e cooperação científica.
Tivemos a honra de receber em nosso gabinete, no Palácio do Setentrião, o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, e sua equipe que vieram participar de reuniões conosco, de prospecção para atuarmos em várias frentes, como a COP30, relações econômicas, inovação, sustentabilidade, tecnologia, ciência e o futuro da Amazônia e do Amapá. É um momento de mostrar os potenciais de crescimento, no estado mais protegido e preservado do Brasil", destacou o governador Clécio Luís.
Durante o encontro, foi proposta uma agenda conjunta para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no mês de novembro. O embaixador sugeriu reuniões bilaterais entre representantes do Amapá e investidores suíços que estarão presentes no evento, a fim de promover oportunidades nos setores de bioeconomia, pesquisa científica, proteção ambiental, transição energética e desenvolvimento sustentável.
Estou muito grato pela receptividade que estamos tendo aqui e principalmente pela oportunidade que estamos tendo, nesse contato inicial, de conhecer um pouco mais das potencialidades do Amapá. Falamos de economia, bioeconomia, inovação e pesquisa, sempre pensando no equilíbrio fundamental, entre os povos da floresta e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil.
Como gesto de hospitalidade e valorização da produção regional, o governador presenteou a comitiva estrangeira com produtos certificados com o “Selo Amapá” — símbolo de autenticidade e qualidade das riquezas locais. A presença do representante da Suíça soma-se à sequência de visitas internacionais recebidas pelo estado, que já contou com diplomatas da Áustria, França, Irã, Itália e Ucrânia, evidenciando a política de internacionalização conduzida pelo governo estadual.
A reunião contou com a participação do secretário de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort; do secretário da Casa Civil, Lucas Abraão; da secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça; do secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros; da reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Kátia Paulino; e do cofundador da startup Amaztrace, Marco Failache Filho. Integraram a comitiva suíça Emiliano Lazzeri, filho do embaixador; Vincent Neumann, chefe de programas estratégicos da Swissnex no Brasil; e Julianne de Souza, coordenadora de projetos “Road to Belém”, responsável pela representação suíça na COP30.
FONTE: Agência de notícias do governo
Há 12 horas
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 1 dia
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 2 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 4 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 4 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III