Terça, 04 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Economia

22/08/2023 às 20h43 - atualizada em 22/08/2023 às 22h15

Belair Júnior

Macapá / AP

Senador Davi Alcolumbre diz que parecer da AGU abre caminhos para pesquisa exploratória de petróleo na Margem Equatorial do Amapá
Um dos principais defensores da pesquisa exploratória, Davi destaca nova perspectiva de desenvolvimento para o estado
Senador Davi Alcolumbre diz que parecer da AGU abre caminhos para pesquisa exploratória de petróleo na Margem Equatorial do Amapá
O Senador amapaense Davi Alcolumbre comemorou o parecer da Advocacia-Geral da União

 


O coordenador da bancada federal do Amapá, senador Davi Alcolumbre (AP), comemorou o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), divulgado nesta terça-feira (22), favorável ao licenciamento ambiental para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. 


 


Para o parlamentar, a medida representa uma grande conquista para o povo amapaense, principalmente no que diz respeito à perspectiva de desenvolvimento regional e geração de emprego e renda para a região. 


 


“Estamos festejando essa vitória porque ela tem um único propósito: termos nós, amapaenses e brasileiros, a condição de pesquisarmos e explorarmos as nossas riquezas. É mais uma conquista, mais um passo largo rumo a nossa vitória, que virá, de pesquisar petróleo na Margem Equatorial, no Amapá”, frisou o senador. 


 


A manifestação da AGU foi uma resposta à solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME) vinculada ao processo para perfuração localizado na chamada Margem Equatorial.


 


A Margem Equatorial é uma região em alto-mar que se estende da Guiana ao Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. A porção brasileira é formada por cinco bacias sedimentares – um tipo de formação rochosa que permitiu o acúmulo de sedimentos ao longo do tempo.


 



Em maio deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou licença para a perfuração do poço no bloco sob a alegação de que era necessária a realização de estudos de caráter estratégico (AAAS) na Margem Equatorial. 


 


O MME discordou da avaliação e pediu o parecer técnico da AGU. “Este parecer da AGU é mais uma etapa vitoriosa, mais uma conquista nesta batalha enorme, que é termos a condição de, em um primeiro momento, pesquisar, descobrir essa riqueza e, a partir daí, ter uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico, geração de riqueza, emprego e renda para o povo amapaense”, comemorou o senador.


 


Alcolumbre destacou ainda que é extremamente possível e viável reunir todas as condições para atuar de forma segura e sustentável, trazendo novos investimentos e oportunidades para o desenvolvimento da região e para o país.

FONTE: Broncapesada.com

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital