11/03/2025 às 11h31
Vitoria Inacia
Macapa / AP
O Governo do Amapá deu início, na última segunda-feira (10), a mais uma etapa da operação humanitária voltada às comunidades do arquipélago do Bailique. Nesta fase, serão distribuídos mais de 1,6 mil kits de alimentos e a mesma quantidade de garrafões de água mineral, destinados às famílias que enfrentam adversidades climáticas severas na região.
A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil Estadual, pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e pelas secretarias de Assistência Social (Seas) e de Mobilização e Participação Popular. O atendimento abrangerá 42 comunidades situadas na Zona Sul do arquipélago, duramente impactadas pela estiagem prolongada e pela crescente salinização das fontes hídricas. Desde novembro de 2024, o Governo tem realizado esforços contínuos para mitigar os efeitos da crise hídrica.A distribuição dos insumos terá início efetivo na quarta-feira (12), respeitando a complexa logística da região, que depende da influência das marés e de outros fenômenos climáticos característicos do arquipélago. No total, serão entregues aproximadamente 50 toneladas de alimentos e mais de 30 mil litros de água potável.
As operações de assistência humanitária ao Bailique já contabilizam 12 missões, por meio das quais foram enviados 1,5 milhão de litros de água potável, 60 toneladas de gêneros alimentícios e mais de 40 mil litros de água mineral. Essas ações beneficiaram diretamente mais de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
Os recursos empregados na execução desta força-tarefa são provenientes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), com contrapartida do Governo do Estado, reafirmando o compromisso institucional com o bem-estar das populações ribeirinhas do Amapá.
Há 22 horas
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 4 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 4 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III