30/03/2025 às 18h24 - atualizada em 30/03/2025 às 18h39
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP
O governador Clécio Luís inaugurou, nesta sexta-feira, 28, o Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social "Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, em Macapá. O espaço recebeu investimento de R$ 610 mil, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual.
Construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), o ginásio conta com tapetes de padrão olímpico, vestiários masculino e feminino, sala administrativa, arquibancadas e um telhado com painéis termoacústicos, que reduzem em até 90% a temperatura interna, proporcionando mais conforto para alunos e professores durante as atividades.
"É um projeto com grande adesão, mas, até então, os atletas precisavam levar o tatame para a quadra, o que demandava cerca de uma hora entre montar e desmontar, além das dificuldades na utilização do espaço compartilhado. Com um local próprio para a prática da modalidade, esses problemas foram resolvidos. Seguimos firmes no apoio ao esporte e a projetos sociais como este, que fazem a diferença e salvam vidas", disse Clécio Luís.

O senador Randolfe Rodrigues destacou a importância da luta olímpica, esporte que surgiu antes mesmo das Olimpíadas da era moderna e mantém uma conexão com os jogos da antiguidade, e a existência de uma escola no estado dedicada à prática da modalidade, voltada para o desenvolvimento dos atletas e sua preparação para o futuro.
“É uma história de uma modalidade olímpica que junta a antiguidade clássica com a contemporaneidade. Mas é a história também que se faz aqui na escola, entrando no Messias formando os cidadãos, porque não é somente luta, é sobretudo a conquista dos valores da cidadania, dos valores do amor para com o outro, dos amores para disciplina com o princípio de vida”, enfatizou Rodrigues.
No estado, existiam apenas dois ginásios com essa infraestrutura de padrão olímpico. Um deles está localizado em Oiapoque, como parte de um polo do projeto, enquanto o outro fica em Macapá, em uma academia de musculação equipada para apoiar o treinamento de atletas. O centro desponta como uma referência na geração de novos talentos e consolida o Amapá no cenário nacional do Wrestling.
“O Amapá foi um dos estados com maior número de atletas na seleção brasileira nos jogos escolares mundiais na França. Essa é uma mudança social gigantesca: o garoto que só via a ponte, passou a ver a Torre Eiffel. E tudo isso aconteceu através do esporte, algo que é difícil de mensurar”, destacou o presidente da Federação de Wrestling do Amapá, Costa Júnior.
Projeto Luta Amapá
Implementado de forma experimental na Escola Estadual Antônio Messias em 2017, o Projeto Luta Amapá oferece aos alunos a oportunidade de competir e conhecer outras regiões. Além disso, a iniciativa possibilita o acúmulo de pontos para a Bolsa Atleta Federal, que fornece apoio financeiro a atletas em modalidades olímpicas.

FONTE: Gea/AP
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá