Terça, 04 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Política

04/05/2025 às 19h01

Gian Mira Pantoja

Macapa / AP

Governador Clécio Luís assinar termo de cooperação com Defensoria Pública da União
Medida estratégica fornece serviços no Sistema Integrado de Atendimento de Oiapoque e Laranjal do Jari, garantindo assistência para regiões de fronteira.
Governador Clécio Luís assinar termo de cooperação com Defensoria Pública da União
Medida estratégica beneficia diretamente a população que vive nos municípios de fronteira

O governador do Amapá, Clécio Luís, assinou um termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública da União (DPU) para fornecer, ainda em maio, serviços jurídicos no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) de Oiapoque e Laranjal do Jari. A ação aconteceu no Palácio do Setentrião, em Macapá.



A DPU é uma instituição nacional que garante a promoção da cidadania ao acompanhar denúncias e violações dos direitos humanos. Com os novos serviços do Super Fácil em localidades de fronteira, a medida estratégica beneficia diretamente a população.


"A presença da Defensoria Pública da União se alinha a uma necessidade da população e à política do nosso Governo de garantir o acesso à cidadania e aos serviços jurídicos. A DPU, que já está presente no Amapá, agora estende seus braços para os dois extremos do estado — Oiapoque e Laranjal Jari — oferecendo serviços a jurisdicionados que precisam de apoio em causas que não são da Justiça do Amapá, mas sim de competência federal. Ela também amplia o leque de serviços do nosso Super Fácil, órgão que se notabiliza por atender bem e entregar resultados efetivos", destacou o governador.



O defensor público-geral da União, Leonardo Cardoso de Magalhães, frisou que é um momento histórico para o todo o Amapá, pois a parceria nos âmbitos Estadual e Federal atende aqueles que mais precisam em comunidades distantes e que não possuem condições de arcabouço jurídico. 


“A Defensoria Pública da União chega onde o povo precisa, é pelo povo que ela existe. Mais de 27 novos postos já foram inaugurados no interior do Brasil, levando direitos e reduzindo as desigualdades”, ressaltou Magalhães.



A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo Santana, frisa que o Sistema recebe mais estes serviços para as populações de Oiapoque e Laranjal do Jari, prioritariamente, pois são municípios de fronteira e de localização estratégica.


Também estiveram presentes na assinatura do Termo de Cooperação Técnica o defensor-geral do Estado, João Rodrigues, o procurador-geral do Estado, Thiago Albuquerque, o senador Randolfe Rodrigues e autoridades locais. 


 

FONTE: Agência de Notícias

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital