05/05/2025 às 17h05
Gian Mira Pantoja
Macapa / AP
Para fortalecer e aprimorar as estratégias de eliminação da malária em todo o estado, o Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 5, treinamento para profissionais da saúde que atuam nos 16 municípios amapaenses. A capacitação, com foco no manejo clinico, que é a gestão e o tratamento da doença desde o diagnóstico até a total recuperação, foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS), no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá.
O coordenador de Eliminação da Malária do MS, Alexander Vargas, destacou a importância e a necessidade de ações integradas e alinhadas para trazer informações e avanços no tratamento da malária para que o número de casos seja cada vez menor, e as consequências menos danosas à população.
"Hoje vamos realizar esse treinamento com foco nos tipos de tratamento para a malária grave e manejo clínico, para evitar óbitos, com abordagem sobre o uso da tafenoquina, uma medicação inovadora que atua no combate da malária vivax, e oferece um tratamento mais curto, com melhor adesão dos pacientes e evita o risco de recaídas. Além disso, estamos reforçando os tipos de malária com treinamento também sobre controle vetorial, uma ferramenta que vem complementar a vigilância da doença. É sempre bom vir aqui e trabalhar com nossos colegas que atuam na ponta. Nossa ideia é fortalecer cada vez mais a vigilância com o objetivo de eliminar a malária do Brasil até 2035", detalhou Vargas.
Em 2024, de janeiro a 30 de abril, houve o registro de 1571 casos de malária em todo o estado e uma redução de 24%, em comparação ao mesmo período em 2025, em que foram confirmados 1251.
"Precisamos implementar continuamente novas estratégias e ampliar o acesso ao diagnóstico por meio da ampliação do uso de testes rápidos. Esta é uma das principais medidas para podermos avançar e eliminar a doença em nosso estado. Ampliar o acesso ao diagnóstico oportuno e tratamento completo é fundamental para quebrar da cadeia de transmissão e seguirmos acelerando o processo de eliminação da malária no Amapá", reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
O Amapá desenvolve um cronograma de ações, que inclui acompanhar e possibilitar acesso a novos conteúdos e práticas para uma atuação ampla, eficaz e com resultados positivos que tenham reflexo na diminuição de pessoas acometidas com malária.
O treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, coordenadores e apoiadores municipais do MS que atuam em todo o Estado, com ênfase na diminuição da incidência da doença.
Malária
A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium e transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Sua gravidade varia conforme a espécie do parasita, tem cura e pode ser tratada, desde que aconteça de forma oportuna e adequada.
Entre os sintomas estão a febre, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. O diagnóstico e tratamento da malária são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
FONTE: Agência Amapá
Há 21 horas
Operação Route 156: PF investiga esquema milionário de fraudes em contratos da BR-156 no AmapáHá 2 dias
policiais resgatam cão exausto durante Festa de São Tiago, em Mazagão VelhoHá 3 dias
Nova sede da Prefeitura de Itaubal é inaugurada com recursos viabilizados por Davi AlcolumbreHá 4 dias
Polícia Penal frustra tentativa de envio de ilícitos ao Iapen um dia após fuga de detentosHá 4 dias
Ex-presidiário reage com arma a abordagem policial e é morto em confronto no Marabaixo III