14/02/2025 às 12h08 - atualizada em 14/02/2025 às 17h29
Vitoria Inacia
Macapa / AP
O retorno às aulas na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, conhecida como CCA, trouxe grande movimentação ao centro de Macapá. Com corredores e pátios cheios, a instituição, que atende quase três mil alunos nos turnos da manhã, tarde e noite, iniciou o ano letivo no dia 12 de janeiro com diversas novidades e desafios.
Fundada há 75 anos, a escola, que antes era chamada de Colégio Comercial de Macapá, é uma das mais tradicionais do estado e se destaca pelos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na formação acadêmica dos estudantes. Para garantir um ambiente adequado, a equipe gestora promoveu melhorias na estrutura física e preparou o planejamento pedagógico de 2025, levando em conta as mudanças do Novo Ensino Médio.
Preparação e expectativas

Segundo o gestor adjunto da escola, Nathanael Isaacson, a preparação para o novo ano letivo envolveu desde reformas estruturais até a organização pedagógica. “Fizemos reparos em todas as salas, pintura, troca de fechaduras e cadeiras. Também limpamos e revitalizamos a área externa da escola. Depois disso, passamos para a etapa mais complexa, que é o planejamento escolar, considerando o Novo Ensino Médio e o IDEB deste ano”, explicou.
Com cerca de 100 professores e 60 turmas distribuídas nos três turnos, a escola reforça projetos de apoio aos estudantes, como a Central do Enem, que já ajudou alunos a alcançarem notas expressivas na redação, além de iniciativas culturais, como a revitalização da banda marcial. “Queremos ser novamente a melhor banda do estado”, afirmou Isaacson.
Alunos motivados para 2025

Os estudantes demonstram entusiasmo para o novo ciclo. Kauanny dos Santos Pantoja, de 17 anos, aluna do 3º ano, destacou a expectativa para o Enem. “Estou bem animada e preparada para este ano, principalmente porque estamos focados no Enem. Também estou ansiosa para conhecer os novos professores e colegas que chegaram”, disse.
A colega Rayssa Pereira Bentes, também de 17 anos, compartilhou do mesmo sentimento. “A expectativa é alta por conta das provas, mas estamos confiantes. Nossa professora de redação nos incentiva bastante, e vimos os bons resultados do ano passado”, relatou.
Já Pietra Danielly, de 15 anos, que ingressa no 1º ano, comentou sobre a recepção na nova fase escolar. “A escola está bem movimentada, e tem muita gente nova chegando. Espero que seja um ano de muito aprendizado e crescimento”, afirmou.
Com uma estrutura renovada, professores preparados e alunos motivados, a Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café inicia mais um ciclo com o compromisso de oferecer educação de qualidade e fortalecer o desempenho acadêmico dos estudante
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá