22/02/2025 às 16h27
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Uma mulher foi surpreendida tentando transportar ilegalmente dois quelônios vivos da espécie tracajá em uma embarcação no município de Santana, no Amapá. Os animais estavam dentro de uma sacola de viagem, amarrados com fitas adesivas que dificultavam seus movimentos. A abordagem ocorreu durante a operação Defeso Seguro, conduzida pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá, no Porto do Grego. A suspeita, identificada como Edna Oliveira Esquerdo, estava a bordo da embarcação N/M São Bartolomeu, que faz o trajeto Santana (AP) – Santarém (PA).
Durante a abordagem, Edna declarou que havia capturado os quelônios na região do rio Guajará, em Porto de Mós (PA), com a intenção de presenteá-los a um parente. No entanto, a captura, o transporte e a posse de animais silvestres sem a devida autorização configuram crimes ambientais.
Os animais foram levados para o Batalhão Ambiental, onde receberam os primeiros cuidados e, posteriormente, serão transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA. A infratora foi conduzida até o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) de Santana, onde prestou depoimento e foi submetida às medidas legais cabíveis.
A operação Defeso Seguro tem como foco intensificar a fiscalização contra crimes ambientais e o tráfico de animais silvestres, contribuindo para a proteção da fauna da Amazônia. A Polícia Militar destaca que denúncias anônimas são fundamentais para combater a exploração ilegal da biodiversidade.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá