Quarta, 05 de novembro de 2025
(96) 99163-4223
Polícia

13/03/2025 às 10h45

Vitoria Inacia

Macapa / AP

Polícia Civil desmantela esquema de fraude eletrônica em ação interestadual
Golpistas usavam desespero de tutores para extorquir vítimas sob pretexto de custos veterinários
 Polícia Civil desmantela esquema de fraude eletrônica em ação interestadual

Nesta quarta-feira, 12, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE), em colaboração com a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, representada pela 1ª Delegacia de Polícia e pela Delegacia Regional de Naviraí (MS), deflagrou a "Operação Insídia". O objetivo foi localizar indivíduos investigados por crimes de fraude eletrônica e dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário amapaense.


De acordo com o delegado Anderson Silwan, titular da DRFE, a operação foi resultado de uma investigação iniciada no Amapá, após o registro de um boletim de ocorrência de uma vítima que, em meio ao desespero pela internação de seu animal de estimação em estado grave em uma clínica veterinária de Macapá, foi abordada por um falso médico veterinário via aplicativo de mensagens. O criminoso, aproveitando-se da fragilidade emocional da vítima, solicitou transferências via Pix, sob o pretexto de custear medicamentos para o tratamento do pet.


"A vítima, sem perceber a fraude de imediato, realizou diversas transações bancárias. No entanto, pouco tempo depois, passou a receber mensagens de outro indivíduo se passando por médico veterinário, o que levantou suspeitas. Ao entrar em contato com a clínica, foi informada pelos funcionários de que se tratava de um golpe. As investigações revelaram a identidade de dois indivíduos diretamente envolvidos na prática criminosa, os quais, inclusive, demonstravam abertamente nas redes sociais sua participação em fraudes", declarou o delegado.


Os suspeitos foram localizados e presos nas cidades de Naviraí-MS e Campo Grande-MS. O nome da operação, "Insídia", foi escolhido em razão da complexa estratégia de manipulação psicológica empregada pelos estelionatários para enganar as vítimas.


Após a captura, os detidos foram encaminhados para audiência de custódia e permanecem à disposição do Poder Judiciário do Amapá.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Copyright © 2007 - 2025. Todos os direitos reservados. Programa Bronca Pesada, aqui a notícia é do tamanho da verdade! Desenvolvido por Mídia Digital
Site desenvolvido por Mídia Digital