13/03/2025 às 11h34
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Na manhã desta quinta-feira, 13 de março, a Polícia Federal deflagrou a Operação "Vanish", com o objetivo de desmantelar um suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no estado do Amapá. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um na sede da Prefeitura de Pracuúba e outro na área central de Macapá.
As investigações apontam para a existência de uma empresa de fachada, formalmente registrada como prestadora de serviços de engenharia, mas cujas atividades declaradas levantaram suspeitas quanto à sua verdadeira especialização e operacionalidade. Apurações preliminares indicam que o endereço cadastrado como sede da empresa corresponde a um imóvel desocupado, sem qualquer indício de funcionamento, como placas indicativas ou movimentação de funcionários.
Além disso, há fortes indícios de que a referida empresa tenha sido utilizada para manipular pregões eletrônicos da Prefeitura de Pracuúba/AP, resultando no possível desvio de valores que ultrapassam R$ 1 milhão. Entre as fraudes identificadas, estão registros de supostas vendas de materiais de consumo destinados ao governo, incluindo banners, itens gráficos e até a impressão de livros didáticos, sem que houvesse comprovação da efetiva entrega dos produtos.
Os envolvidos na investigação poderão responder por crimes como falsificação de documento público e fraude em licitação, cujas penas podem alcançar até 14 anos de reclusão, além do pagamento de multa. A operação segue em andamento, e novas diligências não estão descartadas.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá