17/03/2025 às 15h43
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Dois adolescentes, que se autodenominavam integrantes do grupo criminoso conhecido como "Carreta da Morte", foram mortos em uma troca de tiros com policiais militares do Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo). O confronto ocorreu na tarde deste sábado (15), no habitacional Miracema, localizado na zona norte de Macapá.
De acordo com informações da Polícia Militar, os suspeitos, identificados pelos apelidos "GB" e "Martelo", de 14 e 15 anos, eram membros da facção criminosa Família Terror do Amapá (FTA) e faziam parte da linha de frente de um bando notoriamente violento. O grupo era responsável por execuções de rivais e diversos assaltos à mão armada na capital, conforme evidenciado em vídeos que circulam nas redes sociais, nos quais os criminosos aparecem agredindo e humilhando vítimas durante os roubos.
O crime mais recente atribuído ao bando ocorreu na última sexta-feira (14), quando invadiram um restaurante no bairro Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá. A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança e ajudou na identificação dos envolvidos.
A localização dos suspeitos foi possível graças ao serviço de inteligência da PM, que monitorava a movimentação da facção. Os criminosos estavam reunidos em um apartamento do Bloco 4, na Rua Coletora H, possivelmente planejando novos ataques a grupos rivais.
Ao chegarem ao local, os militares foram recebidos a tiros, conforme relato do major Wendel Gonçalves, comandante da Companhia Independente de Motopatrulhamento:
"No momento em que adentramos o Bloco 4 e subíamos as escadas, nos deparamos com dois indivíduos armados, que ao avistarem a equipe, efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, o que exigiu uma resposta imediata e proporcional para cessar a injusta agressão".
Após o confronto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou os óbitos de "GB" e "Martelo". Com os adolescentes, foram apreendidos um celular e dois revólveres — calibres .38 e .22 —, que serão submetidos a perícia para análise balística.
Há 4 mêss
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 4 mêss
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 4 mêss
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 4 mêss
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 5 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá