07/05/2025 às 13h48
Vitoria Inacia
Macapa / AP
Um indivíduo de 31 anos, identificado como Lucas Coutinho Alcântara, foi morto na manhã desta terça-feira (6) durante um intenso confronto armado com agentes do 1º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, ocorrido no bairro Congós, situado na zona sul da capital, Macapá.
Lucas, que se encontrava em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica, havia sido condenado a uma pena de 9 anos de reclusão pelo crime de tráfico de entorpecentes. Após decisão judicial da Vara de Execução Penal, o apenado havia deixado as dependências do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) mediante alvará de soltura, a fim de cumprir o restante da pena em regime semiaberto.
De acordo com o relato da guarnição envolvida, a equipe realizava patrulhamento ostensivo no bairro quando recebeu a denúncia de que um indivíduo estaria portando arma de fogo em uma área de pontes às margens da 7ª Avenida, com acesso pelo chamado Beco do Dante. Ao se aproximarem da região indicada, os policiais teriam sido recebidos a tiros por Lucas, iniciando-se um tiroteio.
Durante o revide, o apenado foi atingido por disparos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a equipe médica apenas pôde constatar o óbito no local.
Em poder do suspeito, foi apreendido um revólver calibre 38, arma que foi devidamente apresentada ao delegado plantonista no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval. Posteriormente, o armamento será encaminhado para análise pericial na Polícia Científica do Amapá.
Há 3 semanas
Governador Clécio Luís recebe comenda nacional por avanços na alfabetização no AmapáHá 3 semanas
Polícia Federal deflagra Operação Timeline contra comércio ilegal de eletrônicos no AmapáHá 3 semanas
Polícia Civil apreende terceiro adolescente envolvido na morte de motorista de aplicativo em Santana.Há 3 semanas
Mulher é presa sob suspeita de tráfico de drogasHá 3 mêss
Motorista embriagado atropela dois policiais durante abordagem em Macapá